Orientação online para Adultos com Síndrome de Asperger

 

- Dificuldades em compreender as mensagens e as intenções não verbais.

- Dificuldade em identificar as próprias emoções e a dos outros.

- Tendência a autocrítica e ao isolamento.

- Dificuldade em estabelecer relacionamentos pessoais (amizade, namoro, casamento) e sociais (ambiente de trabalho, serviços, festas).

 

A Síndrome de Asperger é uma forma leve de Autismo. As pessoas Aspergers podem ter inteligência além da média em áreas específicas, porém apresentar dificuldade na interação social. Não entendem muito bem as comunicações não verbais, como gestos e expressões faciais e metáforas. Podem ser consideradas "honestas demais" ou "sem malícia", além disso, pela pouca compreensão dos estados emocionais, podem ser chamadas de "insensíveis", não sabendo se posicionar em relação a emoção do outro.

 

Na vida adulta essas dificuldades podem se refletir em várias áreas, como dificuldades em se inserir no mercado de trabalho, nos relacionamentos afetivos e sociais. À medida que amadurecem e se tornam cientes de sua dificuldade, como uma "cegueira emocional", começam a temer cometer novos erros no comportamento social, e a autocrítica em relação a isso pode crescer a ponto de se tornar uma fobia. Assim alguns preferem o isolamento para se proteger de um mundo confuso e hostil.

 

A orientação online para Adultos Aspergers vem como um apoio inicial, objetivando esclarecer dúvidas e indicar estratégias para a superação de desafios cotidianos, estimulando a construção de uma vida com mais autonomia.

 

Psicóloga: Marcela Pimenta Pavan