top of page
  • Marcela Pavan

O início de um novo ciclo


                                                                                               *Por: Viviane Lajter Segal

É ano novo! E com ele começam novas expectativas, planejamentos e sonhos que gostaríamos que fossem realizados ao longo dos próximos 365 dias.

É um momento de realizar um balanço daquilo que fizemos no passado, mas principalmente do que gostaríamos de fazer para um futuro que começa agora.

O início do ano é também o início de um novo ciclo. As esperanças se renovam e refletimos a respeito das nossas vidas e do caminho que desejamos trilhar daqui para frente. Para isso, é importante estabelecer metas e desafios. A vida é movida por planos e objetivos. É dessa maneira que nos guiaremos em direção àquilo que queremos conquistar.

São inúmeras as possibilidades de projetos que podemos ter tanto na esfera pessoal, quanto profissional, familiar ou social. Perder peso? Parar de fumar? Encontrar um amor? Trocar de emprego? Iniciar ou terminar algum curso? Formar uma família? Romper um relacionamento? Mudar de cidade ou de país?

Fazendo planos para o futuro

Para que possamos fazer planos para o futuro, é preciso olhar para si com honestidade e se perguntar o que verdadeiramente desejamos conquistar na vida. Quais são as minhas reais necessidades e vontades? O que poderia estar melhor? Quais os obstáculos que me impediram de realizar meus desejos até agora e como posso superá-los? O autoconhecimento ajuda muito nesse processo, uma vez que, quanto mais nos conhecemos maior será a possibilidade de respondermos a essas perguntas plenamente.

Como estamos falando de desejo e de planejamento é importante que os problemas passados sirvam como uma boa reflexão e ensinamento, sem abalar as expectativas futuras. Assim aprendemos e nos fortalecemos para encarar os desafios que surgirão ao longo dessa caminhada.

Outro aspecto que devemos observar é o quanto esses planos são realizáveis e possíveis de serem alcançados. Pois, quando planejamos algo muito inacessível a frustração é praticamente inevitável. Essa pode ser uma forma inconsciente de boicotar o nosso próprio desenvolvimento.

Escrevendo uma nova história

A vida é construída baseada em escolhas que realizamos o tempo todo, variando entre questões triviais e mais sérias, mas que podem transformar todo o restante. São esses pequenos e grandes momentos que permitem que a nossa trajetória ganhe um formato próprio e que possamos escrever a nossa história. E, ao final de cada ano, por exemplo, perceber o quanto caminhamos a nosso favor ao longo do período.

Para realizar sonhos é preciso planejamento, autoconhecimento, coragem e acreditar em si mesmo.

Gostaria de encerrar o texto com uma frase que li recentemente e que sintetiza com simplicidade e sabedoria aquilo que desejo a todos nesse novo ciclo que se inicia: “Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre.” (Charles Chaplin)


* Viviane Lajter Segal, psicóloga clínica, CRP 05/41087. E-mail: viviane@lajter.net

Written by Viviane Lajter Segal all rights reserved.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page