top of page
  • Marcela Pavan

Por uma vida mais leve


Cada um conhece bem os problemas que tem. Relacionamentos, saúde, família, profissão. Mais cedo ou mais tarde as dificuldades surgem na vida de qualquer ser humano e nos vemos diante dos desafios buscando uma solução.

A cada vez que conseguimos lidar melhor com uma situação difícil, amadurecemos e crescemos emocionalmente. À medida que vivenciamos as experiências, precisamos desenvolver a coragem, a paciência e a compreensão de que as coisas são passageiras e que o importante é buscar viver da melhor forma possível.

Dentro desse pensamento, viver bem significa muitas vezes conseguir sair do papel de refém dos acontecimentos e transformá-los. Não é tarefa fácil, mas no dia a dia utilizamos, muitas vezes sem perceber, alguns recursos emocionais que facilitam o enfrentamento dos desafios e a sua superação.

O humor como recurso

Todas as situações possuem vários aspectos. Uma vez enquanto estava atendendo uma mãe, que tem um filho autista, ela me disse sobre o constrangimento social que o filho a fazia sentir. Ele se comporta diferente dos meninos da sua idade, é agitado, não brinca com os colegas, fala pouco. Repentinamente a mãe lembrou-se de um fato, começou a rir e disse “muitas vezes ele faz aquilo que eu gostaria de fazer e não posso, no fundo eu acho engraçado ver meu filho mandando as visitas embora lá de casa quando anoitece e ele quer dormir”.

Reconhecer que a situação tem outros lados, além do constrangimento, amplia a compreensão do momento e torna a história mais leve. O bom humor é um ótimo aliado. Não que a dificuldade social que a mãe tem com o filho não seja legítima, mas não é o único lado da história. Rir ajuda a olhar o problema de perto e vê-lo sob outro aspecto, diminuindo o peso e observando a situação de forma mais justa.

Os “Doutores da alegria” são um ótimo exemplo de como o bom humor pode ajudar nas situações difíceis. A missão do projeto é promover a experiência da alegria como fator potencializador de relações saudáveis por meio da atuação profissional de palhaços junto a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde.

Além das questões psicológicas, existem as questões fisiológicas. Quando nos divertimos, há uma maior liberação da serotonina no nosso organismo, responsável pela sensação de prazer. O estresse diminui e a imunidade aumenta. Ficamos também fisiologicamente mais preparados para lidar com o problema.

Como trazer mais bom humor para a sua vida

Você sabe o que te faz rir de verdade? E o principal, você consegue rir dos próprios defeitos ou de situações difíceis?

A ideia não é rir daquilo que não tem graça. Isso não adianta. A autenticidade precisa existir. Mas, para uma pessoa ter bom humor ela precisa antes reconhecer os defeitos de si mesmo, ou das situações que vive, e percebê-los de uma outra maneira. Isso, por si só, já é positivo do ponto de vista psicológico.

Conseguir rir e relaxar pode ser exercitado em nossa vida. Escolher estar perto de pessoas divertidas no dia a dia, buscar assistir filmes de comédia ou peças de teatro que tragam alegria. Conviver com crianças. Essas pequenas atitudes trazem contentamento ao cotidiano e consequentemente mais leveza e equilíbrio para enfrentar os desafios inevitáveis da vida.*Marcela Pimenta Pavan, psicóloga clínica, CRP 05/41841. e-mail:marcelapimentapavan@gmail.com Written by Marcela Pimenta Pavan all rights reserved. 

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page